15/01/2010

A VAIDADE NÃO É EXCLUSIVIDADE FEMININA



Andrea Alves - Redação Cruzeiro do Sul
Notícia publicada na edição de 15/01/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno Ela

Modelos: Tiago Gaioto e Diogo Schimitz, da Agência OficinaQuatro

O modelo Tiago Gaioto nem se reconheceu após a maquiagem que recebeu para fazer fotos de um editorial de moda, na Itália. “Era uma proposta diferenciada, meio dark, e fiquei muito diferente”. A maquiagem tem o poder de transformar, valorizar, corrigir ou produzir outros efeitos e por isso tantas mulheres - e agora os homens - recorrem aos seus truques. Sim, os homens decidiram deixar de lado o preconceito e assumir as próprias vaidades, mas diferente da maquiagem das mulheres, que focam o make up na estética, a masculina tem um objetivo de corrigir ou aperfeiçoar a pele. “A maquiagem precisa ser o mais natural possível, não pode ser percebida”, enfatiza o cabeleireiro e maquiador Willy Morales.
Willy conta que essa maquiagem corretiva para os homens é feita em casa mesmo, depois de aprender os detalhes dos truques, e muitos homens têm se aproveitado de suas dicas para fazer bonito nas baladas, na profissão, no dia-a-dia, sem que as mulheres notem a produção. “Inclusive muitos noivos têm feito a maquiagem para ficar com a aparência bonita tanto quanto a da noiva”. A pele corrigida, uniforme e sem brilho, um dos objetivos da maquiagem para a homens e mulheres, valoriza o visual em fotos e filmagens, explica o profissional, porque a pele não reflete os flashes e sim absorve a luz.
Para tanto, o ideal é que os produtos utilizados tenham efeito opaco nude e igual ao tom da pele em que vai ser aplicado. Willy geralmente usa corretivo em spray, mas informa que o mais acessível para quem vai fazer a maquiagem em casa é o corretivo em creme. “É fácil de aplicar e o efeito fica excelente, podendo-se dispensar o pó compacto. Pode procurar por um com efeito ‘mate’ (de matizado) que fica bonito”.
Na prática
Não é necessário, diz o maquiador, aplicar nenhum produto para hidratar ou tonificar a pele antes de começar a maquiagem. “O organismo é inteligente. Se você retirar a oleosidade com um adstringente, o corpo pode entender que a pele está seca e precisa equilibrá-la, produzindo oleosidade. Então indico que o rosto seja lavado com um sabonete específico para esta parte do corpo. Pode-se passar um algodão embebido com soro fisiológico no rosto, que limpa e hidrata naturalmente, sem tampar os poros e brigar com a maquiagem”.
O corretivo pode ser aplicado na pele com o auxílio de um pincel ou com o dedo. Para espalhar o produto, uma esponja umedecida em água. Ao contrário da maquiagem na mulher, nos homens ela deve começar pela correção de olheiras, cravos, espinhas, manchas e pelos encravados para depois uniformizar a pele toda. Mas não deve ser aplicado nos pelos da barba crescida. “O ideal é aplicar nessa região, com um pincel, o pó compacto porque esse produto não altera a cor e não gruda nos pelos”.
Depois de caprichar na correção dos detalhes, espalhar o corretivo, passar o pó compacto onde há barba, é só retirar delicadamente o excesso com um lenço de papel. A correção está pronta, a pele uniforme e quase ninguém vai notar a maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário